Olá corredores, já se superaram hoje?

su·pe·rar
(latim supero, -are, estar acima, sobressair, dominar)
verbo transitivo
1. Ser superior a ou melhor do que. = EXCEDER
2. Passar mais além do que. = GALGAR, SUBJUGAR, ULTRAPASSAR
3. Obter uma vitória relativamente a. = VENCER

Para quem não corre quando dizemos que conseguimos completar uma prova de 10km por vezes não dão valor e não percebem as dificuldades por que passámos.

Quem não corre não consegue entender o que é preciso abdicar para poder treinar. Não sabe o que é sair de casa de manhã e não ter tempo de fazer a cama. Chegar a casa à noite depois de um dia de trabalho comer à pressa e ter de sair pouco depois sem ter oportunidade de lavar a louça do jantar.

Não conseguem compreender o que é sair para fazer um treino de 1hora e ter de ficar outra hora à conversa com os amigos para por a conversa em dia e tirar fotos para as redes sociais.

É difícil. Sofremos muito! Muitas lágrimas são derramadas. Especialmente quando os colegas de corrida aparecem de legings e parecem uns chouriços.

Os km que por vezes temos de passear de automóvel para ir a uma prova que fica mais distante e sair da nossa zona de conforto para conhecer outras paisagens.

Tudo isto para que? Maior parte de quem for ler isto provavelmente nem nunca ganhou nem ganhará prova nenhuma.

O importante é a superação. Superar é o que está a dar. Depois de nos superarmos, significa que conseguimos superar-nos.

E é isso que conta ao final do dia. A superação.

E ter saúde.