Deixem-me andar de bicicleta!

Bom dia corredores

Não sei se além de correr se costumam andar de bicicleta, eu costumo, para fazer cross training (um dia explico melhor o que é) e estou a ficar farto da falta de civismo de quem anda de carro ou até mesmo quem anda a pé ou a correr nas ciclovias.

Já ninguém respeita os ciclistas?

Durante a semana tenho por hábito pegar na bicicleta de btt à noite com a crew e ir de Belem até Alcantra e voltar, levamos as bicicletas com luzes que se vêm a muitos metros de distância e mesmo assim quem vem em sentido contrário parece ignorar-nos. Ali por exemplo na zona do museu da electricidade que agora até está em obras, vamos sempre lado a lado a ocupar a faixa toda na conversa e a tocar as campainhas das bicicletas mas de vez em quando aparecem pessoas a correr SEM FRONTAIS e de AUSCULTADORES e por vezes tentam não serem eles a desviar-se!

Ao domingo gosto de ir com os miúdos andar ali na zona do estádio nacional (onde vi as outras pessoas a treinar com os tijolos) e a falta de civismo é uma constante. Se vamos em cima do passeio as pessoas nao se desviam. Se vamos na estrada com miudos que mal sabem andar de bicicleta os condutores passam muito rente. Este fim-de-semana chegou ao ponto de termos entrado na zona de estacionamento em contra-mão e um condutor ao retirar o carro do estacionamento em vez de olhar para os 2 lados para ver se pode fazer marcha-a-trás, olhar só para o lado em que é suposto virem carros. Está tudo doido? Por sorte conseguimos desviar-nos a tempo e evitar o pior.

Este fim-de-semana chegou ao ponto de ver um pai com uma criança ao colo que quase que se atirou para a passadeira onde eu e mais dois colegas íamos a passar e tive de travar a fundo para não ir contra eles, até derrapei.

Quando saio de bicicleta de estrada para andar rápido escolho sempre o sábado de manhã, porque parto do principio que por ser fim-de-semana os condutores estão menos stressados e como o meu treino é non-stop nunca paro em cruzamentos nem em sinais vermelhos, e não tem conta as vezes que quase sou abalroado ali no alto da boa viagem.

Senhores condutores, peões e quem mais ande por ai. Por favor respeitem quem anda de bicicleta e estejam atentos.

Obrigado.

Ricardo Silva

Eu sou o Ricardo Silva e este é o meu blog …ou site ou sítio ou o que lhe quiserem chamar. Estou aqui para vos motivar, para vos ensinar cenas sobre corrida, running e algum jogging, para relatar os meus treinos e da minha crew, para vos ajudar a superar tudo e todos e para irem até ao infinito e mais além. A minha carreira como corredor começou muito cedo. Na zona onde eu vivia os jovens tinham por hábito atirar ovos no carnaval, e eu odeio ovos. Por isso treinava sempre o ano inteiro para chegando o entrudo conseguir ir de casa para a escola e vice-versa sem levar com um ovo na tola. Posso dizer que fui sempre bem-sucedido nesta matéria e até hoje nem 1 ovo aterrou na minha cabeça. Com o passar dos anos e a entrada para a faculdade a minha motivação para a corrida passou a ser outra. Tinha de apanhar 1 autocarro, 1 comboio, e barco e novamente um autocarro para chegar à faculdade. A margem de erro era mínima por isso tinha de andar sempre a correr para garantir que não perdia nenhum destes transportes. Hoje em dia corro porque está muito na moda. Toda a gente corre e tem roupas fluorescentes e perneiras e aparelhos cardíacos e palmilhas e dorsais e medalhas e empenos e geles e isotónicos e tudo e tudo e eu também preciso disso na minha vida. No meu currículo tenho provas de 3000m, mini maratonas de 4000m, provas de 10km e triatlos na distância de sixteenth-ironman entre outros. O meu objectivo na vida e na corrida é continuar a ser igual a mim próprio e evitar assaduras.

Deixar uma resposta

%d bloggers like this: