Mini-maratona solidária 25 anos accenture Portugal (MMS25AAP)

A pedido de dezenas de famílias aqui vai a minha experiência nesta mítica prova em que fui me estrear nos 5000m(5km).
Como alguns de vocês já sabem está foi a minha estreia na distância. Normalmente corro em provas de longa distância mas como esta prova tinha uma parte solidária em que eu não tinha de desembolsar resolvi inscrever-me.
Os treinos para esta prova foram quase nulos. Desde a WFL só consegui correr 1 vez e até me esqueci do relógio. Sei que corri 15minutos nesse treino mas n faço ideia se fiz 1km ou se fiz 10.
A expectativa para esta corrida era grande, era uma prova curta por isso elevei a fasquia e disse para mim mesmo que ia correr ao dobro da minha velocidade normal.
Acordei e equipei-me todo, como a prova iria ter uma zona de alcatrão e outra de empedrado (Av. Brasília) resolvi levar só 2 pares de tênis uns para cada zona e ir trocando, uns rápidos e outros com bom amortecimento. Optei por uns altra para o empedrado e uns le coq sportif que qd eu tinha 12 anos corriam muita bem.
Tomei ao peq. almoço um galão e comi uma torrada e uma taça de cereais e bagas de goji e uma banana e proteína e um sumo de laranja. Parece muito mas eu queria ganhar esta prova e por isso apostei em estar de tanque cheio.
Cheguei a Algés ao recinto da volvo ocean race e foi muito rápida a entrega do dorsal e t-shirt e saquinho com corda e alfinetes e folheto da accenture.

A tshirt não era daquelas com furinhos que faz com que não se transpire, era das 100%algodão e eu nem levava pensos nos mamilos. Medo..

Olhei em redor e tive a primeira desilusão. Achei que a prova iria ser só azelhas mas vi que andava lá malta do correr Lisboa( havia outros mas estes são os mais fáceis de identificar). Já está tudo estragado, já sei q n ganho a aquele, aquele, aquele aquele… E pronto desanimei.
Fiz o meu aquecimento e fui para a partida.

Liguei o meu relógio e falsa partida. Ainda íamos ter de ouvir um discurso e fazer aquecimento em grupo.

O treinador era o Tiago Silva que por acaso n é da minha família (embora também corra bem). Como já disse antes, fizemos o “tic-tic” e outros exercícios que não me lembro do nome. Senti falta do exercício dos pulsos que já falei antes e n fizemos o exercício de por as mãos na cintura e rodar o hola hoop imaginário.

Neste momento desejaram-nos boa sorte para os 4km (!). Alguém tinha comido km e só avisaram naquele momento. Tanto treino específico durante a semana para afinal ser uma prova diferente.

Lá arranquei o mais rápido possível e segui forte. Km1 em 6:30 e sabia q quando chegasse ao empedrado eu iria estar em vantagem qd mudasse de ténis. Cheguei ao km2 e percebi que tinha sido enganado. A prova não ia até ao padrão dos descobrimentos. Devia ser mais caro então corremos só dentro do recinto e paralelos ao comboio em zona pedonal. Força nas canetas e deixa-me chegar ao abastecimento que já vos digo. Tinha já ultrapassado as senhoras com carrinhos de bebé e estava a correr bem.
Cheguei a meio da prova e não havia abastecimento… Estou lixado, está quente que se farta e não trouxe água. Vou desidratar. Olhei no horizonte e tentei não pensar no assunto. A minha cabeça é q controla a minha boca seca.
Corri os seguintes 2000metros a dar tudo. acenei aos escuteiros que me batiam palmas e entrei novamente no recinto da volvo. Já só faltava uns 400metros e comecei a sorrir. Ía acabar a prova pela primeira vez.
Chegada à meta, parei o relógio. 27:12. Novo record pessoal em provas de 4000metros (3,9km segundo o gps).
Peguei na água e recebi uma medalha. Fiquei feliz.
Cheguei a casa enchi a banheira de gelo e sentei-me para fazer coiso aos músculos.

Obrigado à accenture por ter feito esta corrida e aproveito este fórum para convidar quem precisar a usar os serviços desta empresa. Acho que fazem powerpoints excels e reuniões.

A experiência que tive nesta prova fazem me ponderar se me devo dedicar só a este tipo de provas que são as minha favoritas. As provas gratuitas.

Obrigado por poder partilhar convosco os meus feitos.

Deixar uma resposta

%d bloggers like this: